terça-feira, 2 de junho de 2009





Reflexão sobre gênero e tipologia textual


Tipos de textos

É a forma como os acontecimentos são apresentados em um texto
Designam uma seqüência lingüística
Ex.: narração, descrição, argumentação, injunção, exposição.

Gêneros textuais


São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano, diferente dos tipos de textos tem uma função social especifica, tem a ver com a finalidade a que o texto se propõe. Compreender as características de cada gênero é essencial pra a compreensão da dinâmica da linguagem.
Ex.: Cartas, bilhetes, diário, agenda, anotações, romance, resenha, blog, chat, jornal, imagens,etc
O trabalho com a leitura, compreensão e produção textual, deve desenvolver no aluno a capacidade de usar cada vez mais recursos da língua pra conseguir aplicar a forma adequada a cada situação de interação humana. Esse trabalho deve ser feito a partir de gêneros textuais que exerce uma função social especifica que são vivenciada pelos usuários, ou seja, de acordo com a situação o texto será escrito de forma diferente.
Trabalhar com gêneros textuais é uma grande oportunidade de lidar com a língua em seus mais diversos usos no dia-a-dia.
Ao trabalhar-se com tipologia textual deve levar em consideração os tipos de texto que serão trabalhados na escola, deve-se ter muito bem traçado o objetivo que se quer alcançar. Esse trabalho deve preparar o aluno para composição de qualquer tipo de texto, ou seja, mesmo ao trabalhar com texto narrativo o aluno deve ter suporte para a produção do texto dissertativo. Deve ser mostrada ao aluno a utilização prática que o aluno fará de cada tipo textual e que todo gênero se insere em um tipo. Assim a sala de aula será transformada numa verdadeira oficina de textos de ação social, que pode ser iniciada partindo de atitudes simples como o envio de uma carta para um colega da sala, ou uma carta formal fazendo uma solicitação ao secretario de educação, ou até realizar uma entrevista de emprego. No entanto, a avaliação dessas produções não podem estar baseadas apenas nas regras gramaticais e literárias, mas sim se está adequada a situação comunicativa a que se propõe, ou seja, se cumpre a finalidade do texto. Assim, a atividade com a língua será favorável a interação humana da participação social dentro da sociedade letrada

Um comentário:

  1. Ana, sua reflexão sobre gêneros e tipos não deixou, principalmente na conceitualização, as diferenças entre eles. Outra coisa, seu portfólio carece de uma série de atividades e precisa ser atualizado. Por favor, procure atualizá-lo o mais breve possível, tendo em vista que estamos em fase de fechamento do semestre.

    ResponderExcluir