Atividades sobre o texto processos iniciais de leitura e escrita
Rosineide Magalhães de Sousa
Atividades para crianças de 5 anos
1- Objetivos: Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas e desenvolver a compreensão na leitura.
Reproduzir um filme e as crianças em roda onde cada um vai falar o que entendeu e gostou no filme e se posicionar criticamente a respeito de algumas cenas, após cada um falar eles irão desenhar as cenas que mais chamou a atenção ou o professor pode direcionar os alunos e pedir que desenhem determinadas cenas.
2- Objetivos: Desenvolver a interpretação e a memorização.
A professora conta uma historia infantil e os alunos deverão recontar organizando uma dramatização, com a professora auxiliando, e ela vai direcionando fazendo perguntas de como poderia ser representada determinada cena e quando os alunos responder o que vier na cabeça ela vai orientando para que eles percebam que interpretar não é aquilo que se acha, e sim aquilo que está no texto.
3- Objetivo: Comparar textos novos com textos já conhecidos.
A professora conta a historinha da chapeuzinho vermelho e depois passa o filme ``Deu a louca na chapeuzinho `` depois pedir aos alunos que comparem o que tem de diferente entre os dois textos.
Outra atividade é trazer para a sala uma fotografia para que os alunos observem e digam o que estão vendo na fotografia. E depois vai questionando qual a diferença desse texto para as historias que ela ler para eles todos os dias.
4- Objetivos: Perceber e distinguir a pronuncia de alguns sons da língua que são muito parecidos.
A professora leva para a sala plaquinhas com palavras que se trocar as letrinhas mudam o significado mas não perde o sentido (dia, faca, etc) e pedir que os alunos recortem de jornais e revistas letras que podem ser trocadas (t, d, f, v, p, b, q, g) e depois a professora vai trocando e explicando que se mudar uma letra o significado muda.
5- Objetivos: Estimular a pronuncia clara dos sons.
Definir um tema e juntamente com os alunos construir uma poesia, vai falando o trecho e eles devem falar a palavra que rima.
6- Objetivos: Reconhecer a ortografia das palavras.
Pensei em três atividades
1- Jogo da memória em que tenham as figuras e os pares são os nomes das figuras.
2- Jogo em que os alunos devem encontrar a palavra escrita com a letra bastão e depois a escrita com cursiva.
3- Colocar fichas com o nome dos alunos e eles devem, dentre varias palavras, as que iniciam ou terminam com a mesma letra do próprio nome ou dos colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário