quarta-feira, 13 de maio de 2009

Carta de apresentaçao

Olá amigos, como coloquei no meu perfil sou professora, mas foi um tanto complicado para que eu me tornasse professora pois quando terminei o ensino fundamental tinha uma vontade muito grande de ser técnico em contabilidade, mas não tinha grana para pagar um Ensino Médio Particular e no Roberto Silveira não tinha mas, havia acabado o curso de contabilidade. No entanto após correr muito atrás consegui a vaga na escola que eu queria e não poderia dispensar a oportunidade de estudar em uma escola de nome como o Instituto Roberto Silveira, mas a vaga era para tarde. E aí, como eu iria fazer se precisava trabalhar e não queria ser professora? Ficava até nervosa de pensar na possibilidade de passar 4 horas, ou mais, do meu dia em uma sala de aula cheia de crianças gritando no meu ouvido. Era essa a idéia que eu tinha de uma sala de aula.
Bom, mas fui, pois como tudo na minha vida é um grande desafio, resolvi encarar mais esse. Fiz o primeiro ano tranquilo, até porque não tive contato com crianças, mas então a partir do segundo ano iniciaram-se os estágios. Até hoje me lembro, era uma turma de segunda série com 37 crianças, era um tal de tia pra lá e tia pra cá, me deu vontade de sair correndo. Mas sabe que depois comecei a gostar e quando terminou o estágio eu até senti falta daquela agitação, não sei como, mas senti. Fui fazendo outros estágios e gostando também. Ahh!!! Mas me apaixonei verdadeiramente quando no meio do terceiro ano comecei a estagiar em educação infantil. Escolhi para cumprir a carga horária, uma creche que apesar de ser filantrópica era muito bem equipada e com excelentes profissionais, como eu aprendi naquele lugar, foi ali que eu descobri que seria professora de educação infantil e no Maximo de alfabetização. Pegar uma criança no inicio de sua vida escolar é apaixonante e determinante da relação que ele terá com a escola durante sua vida, pois costumo dizer que a professora de crianças de 3 à 6 anos deve ter muita paciência gostar do que faz e saber o que faz, se ela começar a fazer ´´besteiras´´ em sala as crianças não terão mais vontade de estar na escola e depois é complicado para convencê-las do contrario.
Então antes de terminar o curso de formação de professores estava trabalhando com uma turminha só minha, eles tinham 3 aninhos e eu adorava estar com eles auxiliar na descoberta de coisas novas, apesar de cansativo foi muito compensador para mim. Em 2003 me formei e foi um momento de muita felicidade para mim, pois muitos não acreditavam que eu seria capaz, acho que nem eu.mas estava lá recebendo a minha habilitação para exercer minha profissão. E tinha a convicção que precisava buscar mais conhecimento e comecei a me preparar em um pré vestibular comunitário, mais desafio em minha vida,entrar em uma faculdade, mas consegui, passei no vestibular e entrei na faculdade em 2005 e aqui estou.
Em 2007 recebi a proposta para assumir uma turma de alfabetização, quase não topei o desafio, mas aceitei, e comecei a pensar no que fazer, como ensinar uma turma a ler em um ano letivo, e procurei cursos que me dessem suporte e ajuda de outros colegas, consegui novamente, dei aula em alfabetização durante dois anos.
Ano passado, por estar na reta final da faculdade,recebi a proposta de assumir a coordenação da escola onde trabalho e aceitei mas esse desafio, comecei no início do ano e está sendo um grande desafio, pois acostumada a vivencia de sala de aula a visão do outro lado é bem diferente. E tem sido muito diferente mesmo, pois levo sugestões de trabalho que eu faria com minha turma e as professoras não fazem, isso me chateia muito, pois eu sei que daria certo se fosse feito, e muitas vezes o que é feito por elas não dá.
Por tudo isso eu costumo dizer que eu não escolhi a profissão, ela quem me escolheu. E hoje não sei fazer outra coisa se não for trabalhar em escola em contato com crianças.
E a minha meta agora é passar em um concurso para eu ter um pouco mais de autonomia para trabalhar, pois na rede privada ficamos muito limitados as regras da escola, que são muitas e nem sempre são corretas de serem feitas. Bom mas esse é só mais um desafio que em breve será vencido.
Abraços a todos que visitarem meu blog.

Um comentário:

  1. Ana, muito bom conhecer sua história! Espero que consiga atualizar seu portifólio. O tempo corre e é preciso recuperar...

    ResponderExcluir